quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Palácio dos Judeus no Jordão

Há um momento dentro da liturgia cristã que poucos conseguem participar. O evento se chama Epifânia e celebra o batismo de Jesus no Rio Jordão. Isso ocorreu há mais de 2.000 anos numa área aprazível do Rio Jordão perto de Jericó, região que está sob controle total palestino há quase 20 anos sem registro de incidentes. Não há incidentes, bem como em mais de 90% das colônias e cidades da Judéia e Samária porque existe uma decisão política palestina de conviver em paz. Este ano mais de 15.000 peregrinos cristãos de dezenas de países entraram em Israel e foram a Qasr el Yahud celebrar seus rituais sem o mínimo problema, aliás, como ocorre há décadas.

E se você esta achando o nome árabe do local meio esquisito, é bom ficar sabendo que sua tradução é "Palácio dos Judeus", nome que vem do aramaico/hebraico, passou pela dominação romana, séculos depois pelas dominações babilônicas, islâmicas, cruzadas e otomanas e se mantém até hoje como o "Palácio dos Judeus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados, não sendo publicadas ofensas, propaganda racista ou revisionista, ou proselitismo, resguardado o direito de liberdade de expressão. Se vc quiser ofender, crie seu próprio blog. É fácil! Por mais ofensivo que for, nenhum usuário que não tiver seu comentário publicado será considerado como spam ou será bloqueado.