terça-feira, 1 de março de 2011

Becalel e o Golem

Sem muito alarde local ou internacional, a República Tcheca lançou uma série especial de uma moeda de prata para marcar os 400 anos da morte do rabino Jehuda Löw ben Becalel.

Por acaso, nós, brasileiros, judeus ou não, sabemos quem ele terá sido? Qual é a importância nacional, deste religioso judeu, para os Checos? Nascido em 1520, portanto há quase meio milênio, quando mal havia habitantes portugueses no Brasil, Becalel foi um dos maiores estudiosos do judaísmo. Era conhecido como o "Maharal de Praga"- acrônimo do hebraico Moreinu ha-Rav Loew, (Nosso Professor o Rav Löw). Filósofo, Talmúdico e místico, em seu tempo, foi o rabino chefe de Praga. Seu trabalho principal é o Gur Aryeh al HaTorah que vem a ser um apanhado de idéias sobre os comentários de Rashi. Popularmente, o Maharal de Praga ficou mundialmente conhecido pela lenda do Golem, um grande homem de barro, muito forte e praticamente indestrutível, trazido à vida para defender os judeus do Gueto de Praga dos ataques antissemitas. Löw, com sua capacidade mística, teria criado este "ser" defensor dos judeus a partir do barro, como D'us teria criado o homem. Ocorre que esta lenda surgiu impressa 200 anos após a morte do Maharal e, quem sabe, talvez seja apenas uma boa história do século 18. A moeda comemorativa mandada cunhar pelo Estado Tcheco demonstra claramente como o judaísmo sempre esteve fortemente presente na formação de seu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados, não sendo publicadas ofensas, propaganda racista ou revisionista, ou proselitismo, resguardado o direito de liberdade de expressão. Se vc quiser ofender, crie seu próprio blog. É fácil! Por mais ofensivo que for, nenhum usuário que não tiver seu comentário publicado será considerado como spam ou será bloqueado.