terça-feira, 21 de agosto de 2012

Kibutz grego

Sem perspectivas, em um país afundado na pior crise de sua história recente, jovens da Grécia estão recomeçando as vidas em sociedades alternativas baseadas em princípios radicais de sustentabilidade. A comunidade Free and Real (Livre e Real, em tradução literal), a sigla em inglês para Freedom of Resources for Everyone, Respect, Equality, Awareness and Learning (Liberdade de Recursos para Todos, Respeito, Igualdade e Aprendizado - também em tradução literal), foi fundada há dois anos no sopé do monte Telaithrion, na paradisíaca ilha de Evia, por quatro jovens de Atenas.

Hoje, ela conta com dez moradores em tempo integral e mais de cem que passam parte do ano no local. Um dos fundadores do movimento, o webdesigner Apostolos Sianos, afirma que abriu mão do emprego e de comodidades da sociedade moderna. Os moradores da sociedade alternativa não têm acesso à rede grega de eletricidade, moram em cabanas comunitárias que eles mesmos construíram e comem a comida que produzem no local. O excedente da produção é trocado no vilarejo mais próximo por produtos de que necessitem. Moradores vivem em cabanas comunitárias que eles mesmos construíram freeandreal.org. Nos últimos meses, com o agravamento da crise grega, o estilo de vida alternativa proposto por Sianos vem atraindo cada vez mais interessados. O esvaziamento das cidades, em um êxodo rumo ao campo, vem sendo registrado em várias regiões. Muitos agora procuram o Free and Real para se aconselhar sobre técnicas de vida sustentáveis e de agricultura orgânica. Atualmente, a Grécia paga seguro desemprego de 350 euros (por volta de R$ 870) por mês, durante 12 meses, para quem está com as contribuições em dia. Hoje, há dez moradores em tempo integral e mais de cem que passam parte do ano no local. Com passeatas e protestos, a associação exige transporte gratuito para desempregados e descontos nas contas de luz e telefone.

 

Um comentário:

  1. Parabenizo esta comunidade grega pela criação de uma comunidade alternativa no modelo de um Kibutz. Tenham a certeza de que este exemplo também servirá de modelo para tantas outras.
    O mundo está carente de atitudes como esta.
    Abraços,
    Brasilena Gottschall Pinto Trindade

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados, não sendo publicadas ofensas, propaganda racista ou revisionista, ou proselitismo, resguardado o direito de liberdade de expressão. Se vc quiser ofender, crie seu próprio blog. É fácil! Por mais ofensivo que for, nenhum usuário que não tiver seu comentário publicado será considerado como spam ou será bloqueado.