quarta-feira, 30 de outubro de 2013

ed 315 Menorah Rapidinhas

Os Quatro Desafios Modernos de Israel

Qualquer marciano que tenha caído de sua nave, aqui pelo Oriente Médio, em poucas horas de estadia no país dos judeus, vai descobrir que Israel enfrenta quatro máximos desafios que serão a chave para que sua existência seja duradoura. Vamos a estas quatro magníficas decisões a serem tomadas:

Estado Palestino - impedir sua existência ou ajudar a criar?

Se tomar o primeiro caminho, aliás como até hoje tem feito, deve saber que este status quo só se mantém pela força. Vai ter que tratar de reforçar diariamente, suas armas, suas fronteiras, seu exército e seu povo, vez que apenas e tão somente o desequilíbrio de poder de fogo a seu favor, garante sua existência e a prolonga. Se, por outro lado, vier a trilhar a senda da boa vizinhança, mesmo tendo que fazer certas concessões, ao ajudar a constituir o Estado Palestino, estará livre da obrigação de cuidar da vida, da saúde, da alimentação e das possibilidades de emprego para grande parcela do povo palestino que acaba por manter sob sua responsabilidade, na medida em que detém sob seu poder, territórios densamente povoados por cerca de quatro milhões de palestinos, sem solução relativa à sua independência e auto-governabilidade.

Ora, alguém mais afoito dirá: saímos de Gaza e eles não param de lançar bombas em nós! É verdade. O que Israel tem feito em revide é atacar Gaza, de vez em quando, matando uma porção de gente, perdendo soldados que lá deixam suas vidas, sem resolver a questão. Se houvesse em Gaza, um estado livre, com bandeira, hino, cultura e reconhecimento, uma bombinha que fosse, mesmo de São João, lançada de Gaza para Israel, equivaleria a uma declaração de guerra que mereceria resposta militar à altura, sem as costumeiras reclamações oriundas dos países que, na ONU, acusam Israel de uso excessivo de força militar contra uma população civil indefesa, vez que a resposta seria dada em função de um ato de beligerância, praticado por um país contra outro país.

O segundo desafio: árabes israelenses servindo ao exército. Sim ou não?

Como o país dos judeus em guerra contra árabes vai tratar a equação nacional resultante da existência dos árabes israelenses que até hoje tem se comportado como cidadãos, independentemente dos conflitos, ainda que de pequenas proporções, que já aconteceram ou que virão? Sua aceitação pela maioria da população israelense como concidadãos, vistos pela totalidade da cidadania como sócios na construção do país que também, por direito e de fato, lhes pertence, passa por sua integração social via Forças Armadas que são o caldeirão que mistura os elementos e sua cultura, transformando-os numa sociedade plural mas una, na qual o respeito às diferenças estará sempre presente.

O terceiro desafio que salta aos olhos de qualquer um que visite o país de tempos em tempos, mas que seja suficientemente ligado à história de seu desenvolvimento para poder sentir as diferenças do que vou passar a afirmar, aí vai:

O Estado de Israel, ao longo de seus 65 anos de existência, absorveu diversas parcelas do povo judeu, vindas de todas as partes do mundo, dando a este mesmo mundo, uma lição de respeito ao ser humano, capacidade de absorção, convivência entre diferentes e, mais do que tudo isso, dando provas aos incrédulos que o povo judeu, como sempre apregoaram os sionistas, se transforma, em Israel, apenas um. Iemenitas, marroquinos, iranianos, egípcios, tunisianos, argelinos, franceses, poloneses, alemães, argentinos, americanos, brasileiros chilenos, mexicanos, australianos, neozelandeses, etíopes e muitos outros, foram chegando, passando pelo Ulpan que vem a ser o serviço relativo ao ensino da língua hebraica, pelos centros de absorção, foram se integrando à vida do país e foram dando curso à sua própria vida. De repente chegam um milhão e quinhentos mil russos, o que significou algo em torno de, à época, cerca de trinta por cento da população nacional.

O que se vê, hoje, em Israel, são placas escritas em russo, programas de TV em russo, de rádio, jornais e revistas editados na língua de Stalin, representação russa no parlamento, russo sendo falado a cada esquina das grandes ou pequenas cidades e fica a pergunta: Onde foi parar o centro de absorção de imigrantes com a obrigatoriedade da aprendizagem do Hebraico, processo responsável pela necessária integração do imigrante à cultura do país?

O terceiro desafio é integrar este enorme contingente de russos, à cultura israelense. Da forma como vão as coisas, mais parece que o contrário é que está acontecendo. A cada dia mais e mais, o país dos judeus está se transformando no universo caucasiano dos imigrantes da antiga União Soviética.

O quarto desafio será retirar o mais rapidamente que possível, do jugo ortodoxo, o controle da vida civil no país. Ou seja: instituição de casamento civil, possibilidade de ser enterrado em cemitérios laicos para o judeu que não aceita o rito ortodoxo e por aí vai. Está claro para aqueles que trabalham com estatísticas que os religiosos foram ganhando espaço nas coalizões políticas e passaram a deter um poder, mesmo sendo minoria, sobre a maioria do povo israelense que já não aceita esta condição.

Israel que não abra seus olhos e não dê importância a estes quatro quesitos que são na verdade, grandes desafios acima descritos e, sem qualquer sombra de dúvida, em menos de meio século, o país dos judeus poderá deixar de sê-lo.

Ronaldo Gomlevsky
Editor Geral - "MENORAH RAPIDINHAS"

Fale com o editor: clique aqui


Victer e Minc, dois craques

Em coletiva à imprensa, o secretário do Ambiente, Carlos Minc, e o presidente da Cedae, Wagner Victer, detalham nesta terça-feira (29/10) as obras da segunda etapa do Programa Sena Limpa, uma parceria com a Cedae e a Prefeitura do Rio para recuperar ambientalmente mais seis praias da Cidade do Rio de Janeiro. A primeira etapa do Sena Limpa contemplava quatro praias oceânicas e duas praias dentro da Baia de Guanabara (São Conrado, Leblon, Ipanema e Leme; e Urca/Praia Vermelha e Praia da Bica, na Ilha do Governador). Agora, com o Sena Limpa 2, a situação se inverteu, com os esforços de saneamento se concentrando em praias da Baía de Guanabara. O Sena Limpa 2 visa a melhorar as condições de balneabilidade das praias oceânicas do Pepê/Joatinga, na Barra da Tijuca, e de Copacabana. Dentro da Baía de Guanabara, contemplará as praias de Botafogo, Flamengo, Guanabara, na Ilha do Governador, e as praias da Ilha de Paquetá. O Sena Limpa 2 contará com investimentos de cerca de R$ 200 mil, e deverá ser concluído após os Jogos Olímpicos. O Programa Sena Limpa 1, que se encontra em execução, já mostra resultados, com a melhora das condições de balneabilidade da Praia Vermelha e de Ipanema. O serviço de inspeção em galerias pluviais, com o robô-espião, para detectar o despejo ilegal de esgoto in natura, faz parte do Programa Sena Limpa 1. Atualmente, o robô-espião está investigando ligações clandestinas de esgoto em galerias pluviais do Leblon. (Foto de divulgação)


Pau neles!

A Federação de Judeus Holandeses anunciou que tomará medidas legais contra uma livraria de Amsterdã por vender exemplares de "Mein Kampf", obra de Adolf Hitler cuja comercialização é proibida na Holanda desde 1974. A "The Totalitarian Art Gallery" tem em suas prateleiras duas cópias do livro original e uma tradução em holandês, indicou nesta segunda-feira o jornal local "NRC". O proprietário da galeria, Michiel van Eyck, afirmou à publicação que não está "surpreso" com a ação, mas justificou a venda das obras por sua importância histórica e ressaltou que nunca as expôs em sua vitrine, como se propor matar judeus fora da vitrine fosse justo.

O presidente da Federação de Judeus Holandeses, Herman Loonstein, defendeu a medida considerando que "em um momento de grande aumento do antissemitismo é importante que sejam tomadas medidas duras contra esta forma de discurso do ódio". A federação judaica afirmou que pedirá a retirada imediata das obras da livraria. A organização anunciou ainda que fará uma denúncia contra o site Wikipedia por permitir o download do livro de Hitler. A polêmica reavivou um debate que já tinha vindo à tona há seis anos no país, quando o Parlamento holandês votou sobre a anulação da proibição, que impede a compra e venda da obra "Mein Kampf", mas não sua leitura. De acordo com a "DutchNews", a maioria do Parlamento conseguiu manter a proibição. Essa é uma discussão antiga. Motivado pela convivência forçada com publicações e material de propaganda da ideologia nazista, em 1989, na condição de vereador na cidade do Rio de Janeiro, Ronaldo Gomlevsky elaborou e aprovou a lei 1425 que proíbe a propaganda nazista na cidade, tornando-se a primeira lei a versar sobre o tema , hoje, na Constituição Federal. Foi com base nessa lei que dois dias após sua sanção pelo então prefeito do Rio, Marcello Alencar, foi possível à FIERJ, então presidida por Nahon, conseguir o fechamento do estande da Editora Revisão na Bienal do Livro do Rio de Janeiro em 1989. Novamente em agosto de 1997, na 8ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro, Gomlevsky solicitou e conseguiu da justiça do estado, liminar para apreender todos os livros de cunho nazista cujos títulos eram treze à venda, incluindo-se o Mein Kampf( Minha luta), escrito por Hitler. Hoje, no Brasil, nazismo e propaganda contra os judeus são crimes. O pai dessa criança? Não sabe? Atende pelo nome de Ronaldo Gomlevsky. (Foto de divulgação)


Com a palavra, o Congresso Mundial Judaico

Uma gangue, aparentemente de jovens muçulmanos, atacou um grupo de judeus a meia-noite e meia em Bondy, área de Sidney. Os judeus estavam caminhando na rua Blair quando foram covardemente espancados. As vítimas são quatro homens com idades de 66, 48, 39 e 27 anos e uma mulher de 62 anos. A polícia chegou rápido e efetuou as prisões em flagrante. Entre os ferimentos dos judeus estão concussões, fratura de mandíbula, nariz quebrado, lacerações e outras contusões. Entre os presos um maior de idade, com 23 anos foi libertado sob fiança e dois menores de idade com 16 e 17 anos, foram mantidos presos sem fiança. Veja as fotos e vídeos em inglês neste link.

http://menorah.personata.com.br/PSRel/redirLink.asp?iidlink=3966&iidpesquisa=298&iidcliente=2781&idigito=0.(Foto de divulgação)


Golani em excelentes mãos

O coronel Rassan Alian foi formalmente aprovado pelo gabinete de governo israelense para comandar uma das principais tropas de elite de Israel, a brigada Golani. O coronel Alian é druzo, combateu na Segunda Guerra do Líbano, onde foi ferido, é casado e tem um filho. Já havia tido o posto de vice-comandante da Golani. Os druzos tem uma fé que mistura islã e o judaísmo mais centrado nas Sete Leis de Noé. A figura central é Jethro, o sogro de Moisés na narrativa do Êxodus. Os druzos em Israel apoiam Bashar Assad na atual guerra civil da Síria. A população druza em Israel soma cerca de 125.500 pessoas, das quais mais de 7.000 são filiadas ao Movimento Sionista Druzo. A última conferência destes movimento sionista para jovens, teve 1.750 participantes. (Foto de divulgação)


Estrela de David no ar

Os primeiros aviões modelo Boeing 737-900 começam a operar na El Al. É uma versão de longo alcance da linha 737 convencional. A empresa israelense opera 40 aviões da Boeing, havia comprado seis unidades do modelo 737-900 e já enviou pedido para mais duas. O modelo israelense é para 177 passageiros em duas classes: a convencional com duas fileiras de 3 poltronas e a executiva com duas fileiras de 2 poltronas. Seu alcance é de pouco mais de 5.000 km, abrangendo toda a Europa (Londres, são cerca de 3.500 km) e podendo chegar até os aeroportos da Índia. Além disso, acabou de fechar um acordo para voos diretos entre Israel e a capital da Nigéria.(Foto de divulgação)


Deprê de berço

Cuidado! O estresse da mãe durante a gravidez pode prejudicar o sono dos bebês, além de aumentar os riscos de depressão na criança. É a essa conclusão que chegaram cientistas alemães em recente pesquisa. Durante a gestação, os hormônios do estresse materno são absorvidos pelo feto, que sofre um desequilíbrio hormonal e a diminuição do intervalo das fases do sono. A taxa de absorção pode chegar a 10%. "O corpo dos bebês pensa que esse nível elevado é normal. Assim, essas crianças se tornam sensíveis ao estresse durante toda a sua vida", afirma Matthias Schwab, pesquisador envolvido no estudo. Além dessa alteração hormonal, o estresse materno seria responsável pela alteração do ritmo de sono dos bebês no útero. Como o aumento do nível de estresse e a redução das fases do sono são sinais de depressão, cientistas concluíram que o estresse durante gestação é um fator de risco para bebês que estão em contato com esse hormônio. Além disso, crianças que passaram por estresse do útero da mãe são mais agitadas, nervosas e possuem dificuldade de atenção. (Foto de divulgação)



Alvo certo

O câncer de próstata matou pelo menos 15 mil brasileiros no
ano passado e 60 mil novos casos surgem no país anualmente. Embora os índices de cura sejam elevados – 95% para casos descobertos precocemente, conforme dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) – uma vacina pode ser a esperança contra a doença. Trata-se de uma terapia imunológica desenvolvida no Brasil e que tem conseguido resultados animadores na primeira rodada de testes clínicos: a chance de morte caiu de um em cada cinco pacientes para um em cada 11, depois de cinco anos. O método já está sendo testado em outros tipos de câncer.

O coordenador da pesquisa, Fernando Kreutz, explica que a vacina é desenvolvida especificamente para cada paciente, com células extraídas do tumor que vai ser combatido. Dessa forma, as células do sistema imunológico passam a reconhecer os antígenos e transformam as células doentes em alvos. De acordo com o médico, que preside a Associação Brasileira de Biotecnologia, cada paciente tem um perfil de células tumorais diferentes e por isso o tratamento personalizado tem mais eficácia. Dos 107 pacientes tratados, após cinco anos 85% apresentaram níveis de PSA indetectáveis. O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma proteína que, quando em níveis elevados no sangue, pode indicar a presença de tumor de próstata.

A patente da vacina já foi registrada, mas Kreutz acredita que, em previsões otimistas, ainda leve cerca de três anos para o que o produto chegue ao mercado. (Foto de divulgação)

Confronto Manchete, com
Ronaldo Gomlevsky

De segunda a sexta-feira, das 12h05 às 13h, Ronaldo Gomlevsky comanda o CONFRONTO MANCHETE, pela Rádio Manchete AM 760 (RJ). Convidados debatem, ao vivo, sobre temas polêmicos que envolvem a sociedade no Brasil e no mundo.

Nesta quarta-feira (30), o Confronto Manchete discute a exibição de luta livre (MMA) na televisão. Você é contra ou a favor?

Na quinta-feira (31), estará em pauta mais uma vez um grande problema do Rio de Janeiro: Guarda Municipal x Camelôs.

E na sexta-feira (1º de novembro), convidados debatem sobre a qualidade do atendimento prestado por serviços públicos, lojas, restaurantes etc. Você já foi mal atendido? Viveu uma experiência constrangedora?

Ouça o programa na Rádio Manchete AM 760 ou pelo site www.radiomanchete.com.br.

Participe, ao vivo, pelo telefone: (21) 3572-0760

Curta nossa Fan Page no Facebook.

FUTEBOL É NO CONFRONTO MANCHETE! – Toda segunda-feira, das 12h05 às 13h, Ronaldo Gomlevsky e convidados debatem sobre a atuação dos times cariocas.


Menorah na TV

A primeira mulher a presidir o TRE-RJ, a Desembargadora Letícia Sardas é a convidada desta semana de Ronaldo Gomlevsky. Ela abre o coração e conta sobre sua infância, sobre o pai dela, um barbeiro, o mais novo de 23 irmãos, sobre a sua carreira como juíza até ser nomeada para o TRE-RJ. A Desembargadora também entra de forma contundente no assunto das manifestações legítimas e brutais em todo o país e nos mostra uma avaliação muito séria sobre o momento atual do eleitor entre 16 e 18 anos.

Canal 14 da NET-Rio, quarta-feira às 22h.

Reapresentações - QUI - 02h30, 18h - SEX - 01h30, 22h - SAB - 06h30, 16h30, 22h30 - DOM 16h30, 22h30 - SEG - 00h30, 14h30, 17h30, 23h - TER - 22h30 - QUA - 05h00.

(Foto Menorah)


Rapidinhas das Rapidinhas

No dia 3 de novembro (domingo), a Hebraica São Paulo realiza a primeira edição do “Mercado Gourmet”, feira gastronômica que contará com a participação de grandes chefs da culinária judaica e contemporânea. Serão 10 barracas de pratos e quitutes que custarão, no máximo, R$ 20,00. Haverá também uma barraca de vinhos com diversas opções que harmonizam com os pratos servidos. Entre os chefs e restaurantes que participarão do Mercado Gourmet estão Taciana Kalili, da Brigaderia; Luana Davidsohn, da Confeitaria da Luana Davidsohn; Mara Mello, da Mara Mello Pâtisserie; Michel Siekierski, do Yesh! Café & Restaurante; Alberto Navarro e João Calderón, do Museo Verônica; Lucia Sequerra, do Guest 607; e Hugo Ibarzabel, do Bar Buenos Aires, entre outros. Horário: das 12h00 às 18h00, Endereço: Rua Hungria, 1000. Informações: (11) 3818-8888.

  • Para lembrar os 40 anos da guerra do Yom Kipur (outubro de 1973) o Museu Judaico do Rio de Janeiro, em memória dos 772 soldados que perderam a vida e dos 2.453 que ficaram feridos, muitos dos quais gravemente, exibirá em sua sede, no próximo dia 5 de novembro, às 17h30 o filme Kippur. Os inúmeros atos de bravura dos soldados de Israel que ocorreram nas Colinas de Golan fazem parte da história do Estado de Israel e de todo nosso povo. 18 anos da morte de Yitzhak Rabin Na ocasião será lembrado também, com um minuto de silêncio, a morte de Yitzhak Rabin, estadista, diplomata, brilhante militar e estrategista, assassinado em 4 de novembro de 1995 por Ygal Amir, um estudante judeu ortodoxo que se opunha a retirada de Israel da Cisjordânia, após uma manifestação de massa em Tel Aviv


Sua Voz

Perfeito o teu editorial "Antes Assim" obrigado por sintetizar o que penso sobre o assunto. Luiz Salama

A PALAVRA

A honradez de carregar o próprio fardo reside na vergonha de colocá-lo em dorso alheio. Beijo do irmão, Shalom! Ives Levy

Estimado Ronaldo, gosto das predisposições dos seus textos, pois da palavra forma-se conceitos. Mas o que aliena o homem contemporâneo é a ambiguidade do conceito estabelecido, pela sociedade da selva neste caso, de pedra. Somente o saber pode retirar o homem de seu estado natural. Incentivar os jovens a admirar a busca de evoluir-se dentro dos conhecimentos gerais, numa amplitude nacional, em todos os níveis sociais. Ótimo será o tempo de Mashiach, que ele venha logo! E restabeleça o Beit HaMikdash! Uma vez que encontra-se no muro das lamentações, peço que leve esta minha oração até. Um forte abraço para ti. Shalom Aleichem. Cezar Moraes

VONTADE POLÍTICA

Estes Black Bloc, deveriam ser investigados se teriam alguma ligação com partidos politicos. Eles lembram movimentações politicas anteriores realizadas por ditadores anteriores no mundo, inclusive Hitler. Os aeroportos são construidos longe da cidade. Aí constroem em volta e depois reclamam do barulho para tirar o aeroporto e fazer especulação... Eliézer Zac

Leia, receba e assine nossos veículos de comunicação.

REVISTA MENORAH - Faça já sua assinatura: (21) 3251-9933.

Visite nosso site www. menorahnet. com. br

Divulgue gratuitamente a notícia de seu interesse em MENORAH RAPIDINHAS.
Para reclamações, sugestões ou perguntas, envie seu texto através do e-mail:menorahrapidinhas@globo. com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados, não sendo publicadas ofensas, propaganda racista ou revisionista, ou proselitismo, resguardado o direito de liberdade de expressão. Se vc quiser ofender, crie seu próprio blog. É fácil! Por mais ofensivo que for, nenhum usuário que não tiver seu comentário publicado será considerado como spam ou será bloqueado.