terça-feira, 25 de março de 2014

Cristãos Árabes protestam contra o Islã

150 cidadãos cristãos árabes-israelenses fizeram um protesto no último domingo (23/03) em Tel Aviv, contra o silêncio da União Europeia (UE) em relação às perseguições que os cristãos vêm sofrendo em todo mundo islâmico. O ato foi realizado em frente ao local onde uma delegação da UE se encontra hospedada em Israel. Os manifestantes exigiram que a UE deixe de ignorar os clamores por direitos humanos para os cristãos, que estão em vias de extinção em todo Oriente Médio, menos em Israel.

Para o padre Gabriel Nadaf, da Igreja Ortodoxa Grega de Nazaré e um grande defensor do alistamento cristão nas Forças de Defesa de Israel, "Israel é uma casa bastante acolhedora para os cristãos". Já Shadi Halul, organizador do protesto, declarou: "Vimos no passado como o mundo ficou em silêncio enquanto seis milhões de judeus foram massacrados. Aqui em Israel, onde temos total liberdade de culto, proteção e uma vida normal, decidimos gritar e clamar à União Europeia para proteger os direitos humanos em Israel e em todo o mundo. Tornamo-nos ativo para não repetirmos os erros do passado. Recebemos constantemente relatórios de nossos irmãos cristãos em todo o Oriente Médio implorando por ajuda, com inveja de nossa condição de cidadãos israelenses".

Na semana passada, o grupo enviou uma carta ao embaixador da UE em Israel e a outros 18 embaixadores ocidentais protestando contra as suas omissões: "Nós membros do Lobby Cristão em Israel, achamos apropriado procura-los para exigir um posicionamento sobre os direitos humanos dos nossos irmãos cristãos em todo o Oriente Médio. Os massacres; as perseguições; a discriminação; o apartheid; a limpeza étnica e todos os crimes cometidos contra os povos cristãos nativos do Oriente Médio no Egito; na Síria; no Iraque; na Faixa de Gaza; no Líbano e pela Autoridade Palestina, entre outros, continuam a serem cometidos sem que haja quaisquer intervenções por parte dos países ocidentais. Voltamo-nos para aqueles que representam os países do Ocidente, onde os valores dos direitos humanos e dos cidadãos são uma bandeira. Levantem-se e ajam", afirma o manifesto.

Na Carta, o grupo acusa a UE de adotar um padrão duplo de comportamento e de moral em relação ao Estado Judeu: "A falta de iniciativa dos países europeus contra este quadro demonstra a hipocrisia do Ocidente em relação ao Estado de Israel, a única nação democrática do Oriente Médio e que proporciona liberdade de religião, respeito aos direitos humanos e direito de autodefesa para todas as minorias religiosas e étnicas. Não temos dúvidas de que o lugar mais seguro e mais livre para os cristãos, assim como para as outras minorias presentes no Oriente Médio, é o Estado de Israel".

Um recente estudo publicado pelo "London Daily Telegraph" prevê que o cristianismo corre o risco de ser extinto em praticamente todos os locais bíblicos do Oriente Médio. 10% dos cristãos em todo o mundo – cerca de 200 milhões num universo de 2,3 bilhões de pessoas – são perseguidos ou oprimidos por conta de suas crenças religiosas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados, não sendo publicadas ofensas, propaganda racista ou revisionista, ou proselitismo, resguardado o direito de liberdade de expressão. Se vc quiser ofender, crie seu próprio blog. É fácil! Por mais ofensivo que for, nenhum usuário que não tiver seu comentário publicado será considerado como spam ou será bloqueado.