terça-feira, 25 de março de 2014

MENORAH RAPIDINHAS INSTITUCIONAL

A FIERJ publicou na semana passada uma nota sobre uma ação criminal movida contra o deputado estadual Carlos Minc e contra os Sr. Osias Wurman. De acordo com a nota, ambos estão sendo acionados judicialmente por conta de uma representação junto ao Ministério Público movida por um cidadão que contesta a constitucionalidade da lei de dispensa de ponto dos servidores públicos estaduais judeus durante os Yamim Tovim (Pessach, Rosh Hashaná e Yom Kippur). A lei em questão foi aprovada pela ALERJ e sancionada pelo governador Sergio Cabral Filho.

O autor do processo é o mesmo cidadão que recentemente se celebrizou por tentar revogar nada menos que a Lei Áurea, e garantir indenizações aos descendentes de ex-proprietários de escravos, "espoliados" pelo ato da princesa Isabel em 1888. Uma rápida busca pela web nos permite descobrir que o elemento é citado positivamente por sites integralistas.

Vale lembrar que o autor original da lei ora contestada é o nosso editor-chefe Ronaldo Gomlevsky. Quando vereador, em 1989, Gomlevsky foi o autor da primeira lei que garantia o direito de dispensa por razões religiosas. O benefício adquirido pelos judeus cariocas foi ampliado em 1997, através de um projeto da deputada estadual Graça Matos e sancionado pelo então governador Marcello Alencar, que estendeu o direito à celebração dos feriados judaicos ao âmbito estadual. Infelizmente, a nota da FIERJ se esqueceu de citar isto.

É preciso deixar muito claro que a principal bandeira de luta de MENORAH é o combate sem tréguas ao antissemitismo. E colocamos isto acima de quaisquer questões.

E é por isso que estamos irmanados com todos os envolvidos no processo. Inclusive ao Sr. Osias Wurman, apesar do fato de este ser nosso adversário autodeclarado. Ainda assim, deixamos de lado, momentaneamente, as nossas diferenças para nos solidarizar com ele. Além disso, colocamos à disposição de todos o nosso aparato jornalístico, com mais de 300 mil seguidores semanais por rádio, TV, internet e através de nossa revista mensal. Estamos prontos para defender a FIERJ, o nosso amigo de sempre deputado Carlos Minc e o Sr. Wurman contra qualquer inimigo antissemita. Inclusive na Justiça, caso venham mesmo a se tornarem réus.

Voltando à questão da lei dos feriados judaicos, uma das questões alegadas para a sua derrubada se baseia no fato de que tal benefício só "privilegia" os judeus, deixando de lado os outros grupos religiosos e suas datas sagradas. No entanto, na época da lei proposta por Ronaldo Gomlevsky, as demais comunidades religiosas eram incipientes e desorganizadas. O então vereador Gomlevsky apenas cumpriu com a sua obrigação de representante político dos judeus cariocas, abrindo caminho para que os representantes de outras comunidades o imitassem. Foi o que aconteceu.

Um exemplo disso foi a instituição do feriado de Zumbi dos Palmares, em homenagem à cultura afro-brasileira. E se um dia algum parlamentar propuser o abono de ponto aos servidores muçulmanos no último dia do Ramadã, tal iniciativa será prontamente aprovada, dentro do caminho iniciado em 1989.

Judeus, negros, muçulmanos... Somos todos iguais. E pagadores de impostos. Nada mais justo que nos irmanemos nos direitos, posto que somos iguais em deveres. E torcemos para que estes saiam em defesa dos judeus, neste momento em que um direito básico pode nos ser arrancado por força de uma chicana jurídica.

Quem não vive para servir, não serve para viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados, não sendo publicadas ofensas, propaganda racista ou revisionista, ou proselitismo, resguardado o direito de liberdade de expressão. Se vc quiser ofender, crie seu próprio blog. É fácil! Por mais ofensivo que for, nenhum usuário que não tiver seu comentário publicado será considerado como spam ou será bloqueado.