O Rio de Janeiro, desde que o mineiro Juscelino Kubistchek, presidente da república, mudou a capital do país para Brasília, virou o patinho feio da união. As favelas se transformaram em verdadeiras cidades dentro da cidade, os serviços públicos pioraram a olhos vistos, a violência urbana desandou, o interior empobreceu a olhos vistos, nossas lavouras quase secaram e os governos que se seguiram não tiveram os recursos suficientes para deslanchar sua ação a favor da população. O poder político nacional foi retirado da Cidade Maravilhosa e de nosso estado, por interesses ou mesmo por incompetência de nossos governantes até então.
Passaram-se os anos, acumulamos muitas perdas sociais e financeiras, nossos índices despencaram e Sérgio Cabral, inteligente e corretamente, eleito governador, iniciou uma aproximação fundamental com Lula e, com a eleição de Eduardo Paes para a prefeitura do Rio, conseguiu fazer com o prefeito, uma dupla fortíssima na defesa dos interesses dos cariocas.
De repente, mas não sem muita luta e com muita perspicácia, os governantes do Rio começaram a trazer pesados investimentos públicos federais e privados para a cidade e para o estado. O Rio voltou a ter importância no Brasil e, sem nenhuma dúvida, no exterior. A situação financeira da cidade melhorou sensivelmente e, através da performance dos dois novos mandatários do Rio, o turismo também voltou a fluir para cá, trazendo recursos e divulgando nossas belezas no interior do Brasil e no exterior. Voltamos a ter importância e a viver um pouco melhor e com uma crença de futuro mais adequado para todos.
Agora aparecem os senadores e deputados federais de outros estados votando tirar do Rio, os royalties do petróleo e dividi-los pelo Brasil.
Nós cariocas, devemos cobrar atuação de nossos representantes para que politicamente, ajam sobre a presidente da república, Dilma Rousseff, no sentido de mostrarem a ela que não é prudente, secarem a fonte da maior e mais conhecida locomotiva brasileira que é o Rio. A presidente precisa vetar este absurdo. Que cada estado da união, sem predação dos demais, usufrua de suas riquezas para o seu desenvolvimento e para o bem de seus cidadãos.
O Rio não pode suportar ser lesado mais uma vez e com isso, aceitar passivamente, piorar a situação de seu povo.
Como carioca, protesto veementemente contra qualquer manobra política que venha a nos prejudicar como unidade da federação e espero que a presidente saiba ser justa e não permita que o povo do Rio venha a sofrer mais esta retaliação do resto do Brasil.
Ronaldo Gomlevsky
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão moderados, não sendo publicadas ofensas, propaganda racista ou revisionista, ou proselitismo, resguardado o direito de liberdade de expressão. Se vc quiser ofender, crie seu próprio blog. É fácil! Por mais ofensivo que for, nenhum usuário que não tiver seu comentário publicado será considerado como spam ou será bloqueado.