A notícia de que cartazes comemorando o aniversário de Adolf Hitler foram colados em postes no centro da cidade de Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, correu o mundo. O incidente foi repercutido em mídias da Europa e de Israel, ainda que de forma tímida em comparação à abordagem dada a um caso semelhante acontecido em Milão, no norte da Itália.
Enquanto isso, a polícia de Itajaí declarou que pretende averiguar imagens das câmeras de segurança próximas à Igreja Matriz da cidade, para tentar identificar quem colou os cartazes nas imediações, na madrugada do último sábado, quando Hitler estaria fazendo 125 anos de nascimento. No cartaz constam a foto de Hitler e a frase "Heróis não morrem. Parabéns Führer". O cartaz traz ainda uma menção a um certo "White Front" (Frente Branca), que poderia ser um grupo de supremacistas arianos nos mesmos moldes da infame Ku Kux Klan. No entanto, não se pode afirmar que exista de fato uma "Frente Branca" organizada e atuante no Brasil. O que se tem de concreto é que o número de incidentes antissemitas na Europa vem crescendo assustadoramente nos últimos meses, o que poderia ter inspirado a criação de um grupo neonazista no Sul do Brasil.
O histórico de incidentes judeófobos no Sul e no Sudeste do Brasil é longo, embora até hoje se possa dizer que todos eles acabaram reprimidos pelas autoridades. E para nossa sorte, praticamente não há registros de ações violentas por parte dos simpatizantes do nazismo no Brasil, limitando-se a ações provocadoras como a de Itajaí. No entanto, isto não pode ser tomado como atenuante, principalmente quando se constata que a quantidade de páginas antijudaicas brasileiras nas redes sociais também aumentou muito.
Menorah Comunicação possui a mais antiga revista judaica da América Latina, mensal, no mercado desde novembro de 1960. Também há Menorah na TV em vários horários na NET-Rio canal 25 na TV MAX (inédito às quintas às 22h) e diversos outros projetos. A menorá é o símbolo mais antigo do judaísmo.
quarta-feira, 23 de abril de 2014
Hitler no Brasil
Um comentário:
Os comentários serão moderados, não sendo publicadas ofensas, propaganda racista ou revisionista, ou proselitismo, resguardado o direito de liberdade de expressão. Se vc quiser ofender, crie seu próprio blog. É fácil! Por mais ofensivo que for, nenhum usuário que não tiver seu comentário publicado será considerado como spam ou será bloqueado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Uma opinião se combate com outra opinião. Por favor, não vamos voltar à censura. A censura só piora. Não defendo nenhum movimentos, mas acho que todos tem direito de expor suas opiniões e oposições. Isso faz parte da história do Universo, pois nem D'us censurou o satan quando este não era satan, okay!
ResponderExcluir