quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Luiz Fux, um judeu no STF

O STF vai ter um judeu de carreira. A presidente Dilma Roussef indicou para a vaga de número 11, do aposentado ministro Eros Grau, em aberto há mais de seis meses o Ministro do STJ Luiz Fux.

Com um currículo invejável na área direito, 21 livros escritos, doutorado em 1977, alçado a desembargador do TJ-RJ em 1997 e Chefe do Departamento de Direito Processual da UERJ, Fux nasceu em 1953, neto de exilados judeus romenos que escaparam da barbárie nazista. Seus avós, já casados imigraram em momentos diferentes, tendo ficado três anos separados. A avó veio primeiro.

No Brasil, seu avô, como tantos judeus imigrantes sem profissão e sem conehcer a língua foi klientshik vendendo roupas para pessoas de baixa renda e assim constituiu, sustentou e formou sua família. O pai de Luiz Fux era contador e conseguiu se formar em direito e exercer a advocacia já bem mais velho.

Os judeus da geração dos avós de Luiz Fux eram pessoas que não se abalavam e criaram as instituições judaicas brasileiras. O avô assumiu a direção de um dos lares de idosos no Rio de Janeiro e sua avó foi presidente do Lar das Crianças Israelitas, numa época em que a realidade das crianças judias sem pais, separadas pelas fugas e imigração, ou sobreviventes da perseguição nazista era dura e cruel.

O Ministro Luiz Fux é um frequentador da sinagoga Beit Lubavitch do Rio.

2 comentários:

  1. É ótimo ter um Judeu no STF! O Brasil precisa de mais Judeus no poder.

    ResponderExcluir
  2. è muito bom quando alguém vence profissionalmente, não por ser judeu, católico, evangélico ou espírita, mas por ter capacidade. Sou admiradora do ministro por sua trajetória e, certamente, assim continuará no novo cargo.
    maria luiza

    ResponderExcluir

Os comentários serão moderados, não sendo publicadas ofensas, propaganda racista ou revisionista, ou proselitismo, resguardado o direito de liberdade de expressão. Se vc quiser ofender, crie seu próprio blog. É fácil! Por mais ofensivo que for, nenhum usuário que não tiver seu comentário publicado será considerado como spam ou será bloqueado.