quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Rio de Janeiro recebe barca com ar-condicionado e inaugura simulador de trens da Supervia

Fotos GOV/RJ - Bruno Ilan

O Governo do Estado inaugurou o primeiro simulador de operação ferroviária para treinar 320 maquinistas da SuperVia. O aparelho faz parte do Centro de Treinamento Operacional (CTO) da concessionária, que também conta com mais dois simuladores, um de condução de trens e outro do novo sistema de reforço à sinalização, o Automatic Train Protection (ATP). De última geração, o novo equipamento vai aprimorar a capacitação e reciclagem dos maquinistas, além de possibilitar o melhor desempenho na condução, na manutenção e em situações de emergência. O simulador foi fabricado na China, através do consórcio National Machinery Import & Export Corporation, e possui painéis e comandos idênticos aos novos trens adquiridos pelo governo.

Para deixar a simulação o mais perto possível da realidade, as imagens reproduzidas no telão da sala de treinamento foram filmadas com uma câmera, instalada na parte dianteira dos trens, que registrou o percurso de todos os ramais. O instrutor que estiver aplicando o treinamento poderá, ainda, criar situações adversas para avaliar o desempenho dos condutores, como chuva, neblina e ocorrências operacionais.

– O simulador chega num momento de fundamental importância para dar agilidade ao processo de formação de nossos maquinistas. Serão 110 novas composições em operação, momento em que se faz necessário intensificarmos a contratação de novos condutores e, consequentemente, capacitá-los adequadamente para o novo momento de transformação que o setor ferroviário vive – explicou Carlos José Cunha, presidente da SuperVia.

A barca Pão de Açúcar e mais quatro trens chineses também chegaram ao Rio. A primeira das sete novas embarcações de dois mil lugares compradas pelo Governo do Estado na China foi entregue, nesta segunda-feira (22/12), no Porto do Rio, junto com mais quatro trens chineses. A barca Pão de Açúcar vai operar na linha Praça XV-Arariboia e os trens, nos ramais da SuperVia. O governador Luiz Fernando Pezão acompanhou o desembarque dos veículos.

– A chegada da barca e dos trens é mais uma conquista para o Estado. Há mais de 50 anos, não era comprada uma nova embarcação. Estamos colhendo os frutos dos investimentos que fizemos nos últimos anos. A população ganha conforto e dignidade com as aquisições. Em 2015, o Governo do Estado vai entregar mais barcas, trens e carros para o metrô – afirmou o governador.

A embarcação Pão de Açúcar faz parte da grande renovação da frota da linha Praça XV-Arariboia. Os sete catamarãs, equipados com ar condicionado, bicicletário, janelas panorâmicas, 100% de acessibilidade e dois andares, com possibilidade de embarque e desembarque simultâneos. As barcas contam ainda com dupla proa, o que elimina a necessidade de manobras para atracação, otimizando o tempo de viagem.

Os quatro novos trens vão ampliar a oferta diária em 48 mil lugares. Os veículos fazem parte de um lote de 70 composições chinesas compradas pela Secretaria de Transportes, das quais 20 já estão em circulação. Somando os dois lotes de veículos comprados pelo Estado para atender a demanda de passageiros da SuperVia, são, ao todo, 50 trens vindos da China já em operação.

Com capacidade para transportar 1,2 mil pessoas, cada trem chinês conta com refrigeração, passagem interna entre os carros, sistema que impede a abertura de portas durante as viagens, monitoramento interno por câmeras de segurança, bagageiros, interiores mais amplos e iluminados, além de painéis de LED.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados, não sendo publicadas ofensas, propaganda racista ou revisionista, ou proselitismo, resguardado o direito de liberdade de expressão. Se vc quiser ofender, crie seu próprio blog. É fácil! Por mais ofensivo que for, nenhum usuário que não tiver seu comentário publicado será considerado como spam ou será bloqueado.