segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Prefeitura chinesa remove todos os alto-falantes das mesquitas da província autônoma de Hualong Hui

Moderna mesquita muçulmana sunita Hui na China


A China é uma gigante desconhecida. Quantos ocidentais sabem que há 56 etnias diferentes entre seu povo? Quantos ocidentais sabem que existem não uma etnia muçulmana chinesa, os Uigures, originários da Turquia, que habitam o oeste da China, mas também os Hui que tem direito a governo próprio e autônomo no centro do país?

Homem muçulmano sunita Hui,  na China


O povo Hui é formado por chineses convertidos ao Islã ao longo dos tempos e seus traços fisionômicos são especificamente chineses. O governo comunista agrupou Hui e Uigures como se fossem a mesma coisa já que ambos eram majoritariamente muçulmanos sunitas, com algumas comunidades de muçulmanos sufis entre eles. Mas são etnias diferentes.

Atendendo a pedidos da população chinesa da região, pois a cidade tem população misturada entre Huis e Hans (chineses), o prefeito mandou remover 1.000 alto-falantes de 355 mesquitas, para acabar com o ruído dos muezins ao chamar os muçulmanos para as orações cinco vezes ao dia, começando às 5 da manhã.

Moça Hui na China mostra um islã sunita muito diferente do árabe

Em Israel a tentativa de passar uma lei apenas para diminuir o volume dos alto-falantes já é pretexto para um levante palestino. Essa decisão do prefeito chinês, mostra que apenas um governo de forças, como os governos árabes são, é que pode impor as decisões da maioria da população de um país sobre sua minoria muçulmana.

Na China existem cerca de 10 milhões de Huis, numa população de 1,5 bilhões de pessoas. Também há muçulmanos Huis organizados com grandes mesquitas no Tibet e na Tailândia. Os Uigures chineses chegam aos 25 milhões, já praticaram vários ataques terroristas, até mesmo em Pequim e cerca de 3.000 deles foram combater pelo Estado Islâmico no Iraque e se acredita que a maioria já tenha morrido em combate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados, não sendo publicadas ofensas, propaganda racista ou revisionista, ou proselitismo, resguardado o direito de liberdade de expressão. Se vc quiser ofender, crie seu próprio blog. É fácil! Por mais ofensivo que for, nenhum usuário que não tiver seu comentário publicado será considerado como spam ou será bloqueado.