quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Entrando nos trilhos

Anunciada para janeiro a licitação do sistema VLT - Veículo Leve Sobre Trilhos, para o centro da cidade do Rio de Janeiro. Serão 30 km de linhas ligando o novo bairro que será o Porto Maravilha, passando pela Av. Rio Branco, centro financeiro da cidade, até o aeroporto Santos Dumont. É um projeto fundamental e existente há décadas nas mais importantes cidades europeias. Mas o nosso terá uma diferença fundamental. Todos os sistemas existentes exigem linha de energia elétrica aérea, como nos trens e antigos ônibus elétricos com todos os problemas técnicos e estéticos que isso causa. O VLT do Rio tem um projeto que roda à bateria, recarregando velozmente enquanto estará parado nas 42 estações das 6 linhas iniciais e também recarregando quando os freios são acionados num sistema regenerativo. Com o VLT, 400 linhas de ônibus sofrerão modificações e várias serão extintas. O sistema do bilhete único deverá ser adotado e a previsão para funcionamento total é para março de 2015. Ao mesmo tempo será construído o BRT Transbrasil (conclusão prevista para início de 2016) que virá pela Avenida Brasil de Deodoro até o aeroporto Santos Dumont, corredor exclusivo para ônibus articulados como a Transoeste e Transolímpica. A importante ligação com o aeroporto internacional Tom Jobim será pela Transcarioca que passará por Madureira e irá ao centro da Barra da Tijuca. Ela terá cruzamentos e estações de transferência com a Transbrasil e Transolímpica. Assim pretende-se implantar transporte de massa veloz e econômico terminando com ônibus que atravessam o centro da cidade. De qualquer forma as canaletas de BRT, podem ser transformadas, no futuro, em linhas de VLT de forma otimizada. O VLT poderá operar com composições de 2 a 8 vagões, com capacidade para 400 passageiros cada, em intervalos 5 a 15 minutos conforme a demanda ao longo do dia.

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