quarta-feira, 19 de junho de 2013

Menorah Rapidinhas 296

 

Um país embasbacado

Trezentos mil nas ruas do Brasil. Para um país de duzentos milhões de habitantes, um protesto multifacetado, ainda sem liderança aparente que pretende chamar a atenção da cidadania, através de gente de todas as camadas sociais, funcionais e estudantis que se reúne e marcha nas ruas de nossas grandes capitais, pode parecer, em números absolutos, um movimento com apoio restrito.

A verdade é que não está sendo assim. No Rio de Janeiro, famílias inteiras e estudantes se dirigiram ao centro da cidade, mais especificamente, à porta da Igreja da Candelária, para em marcha pacífica, ganhar a Avenida Rio Branco e, após atravessá-la, desembocar pacificamente, na Cinelândia. O motivo do protesto está mais do que claro. Gastos públicos excessivos, falta de investimentos em saúde, educação e saneamento básico, política econômica do governo em cheque, corrupção e tantas outras mazelas já há muito conhecidas deste nosso Brasil varonil.

Sucede que em movimentos de massa, não só gente do bem e com boas intenções, participa.

Com uma enorme cauda vista nesta cidade, apenas uma vez, protestando nas ruas, na época das Diretas Já, esta imensa e moderna anaconda formada por seres humanos, na sua esmagadora maioria bem intencionados, no desenrolar de sua passagem, se dividiu em duas cabeças, no meio do caminho.

Enquanto a cabeça do bem continuava sua trajetória, a segunda cabeça, com um número surpreendente de mais de quinhentos criminosos, resolveu se dirigir até a porta da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, onde todos os atos de depredação e vandalismo foram realizados. Desde a utilização de coquetéis Molotov que não são confeccionados na hora e sim com antecedência, até a depredação da sede política do Estado que é a nossa casa de leis, passando por incêndios provocados criminosamente, em carros estacionados nas imediações e arrastados para a porta do Palácio Tiradentes, até roubo de bancos em seus caixas eletrônicos, invasão e roubo de casas comerciais nas ruas próximas e agressões que beiraram tentativas de homicídio contra elementos da PM, lançados às feras e ao deus dará, sem reforço policial e sem a menor condição de enfrentar os bandidos que os atacavam e que lá se encontravam com o propósito deliberado de bater, quebrar, assaltar e violentar.

Fico me perguntando o que devem estar sentindo os meus dois filhos que foram protestar pacificamente e se depararam com aparentes companheiros de protesto que na verdade, não estavam lá para reclamar e sim para perenizar a criminalidade que os estudantes querem combater.

O país está perplexo. A cidadania aturdida, os homens de bem, embasbacados, mas os vagabundos e os marginais, exultantes.

Mais uma vez, na história do mundo, meia dúzia se aproveita de milhares para implantar o terror, o ódio e a cizânia.

A mim, não enganam, na Alemanha de Weimar, o nazismo mostrou sua cara, da forma absolutamente equivalente ao que ontem presenciamos.

Aos líderes estudantis brasileiros cabe a denúncia de quem são estes canalhas. Se não querem trilhar este caminho que expulsem do seu meio, os criminosos de plantão, sob pena de verem seu movimento ser também roubado e suas bandeiras jogadas ao chão.

Só nos falta aparecer um Adolf Hitler tupiniquim para liderar um movimento que insiste em não apresentar lideranças. Falta liderança clara, falta expelir os vagabundos e falta elencar as motivações reais dos protestos. Caso não fique tudo muito claro, a vaca irá para o brejo, como aparentemente já está indo.

Ronaldo Gomlevsky
Editor Geral - "MENORAH RAPIDINHAS"

Fale com o editor: clique aqui


Primeira das Américas

Durante a Copa das Confederações, 15 a 30 de junho, Recife promove circuitos para turistas conhecerem a cidade. Entre os destaques está o Circuito Judaico. Começa na rua do Bom Jesus, chamada “Rua dos Judeus", no 197 onde está a Kahal Zur Israel, sinagoga mais antiga das Américas. Depois se desloca ao bairro de Pina, antiga propriedade do judeu André Gomes de Pina, ao cemitério judaico do bairro e a casa onde morou Clarice Lispector Z´l. No Centro Cultural Judaico, também localizado na sinagoga Kahal, os textos dão conta que no século XVII os holandeses chegaram à Pernambuco para colonização e com eles vieram muitos judeus. Em 1654 holandeses e judeus foram expulsos. E aí 23 judeus seguiram até uma ilha de nativos que se chamava Mahata, hoje Manhatan, e participaram da fundação de Nova Amsterdam, hoje Nova York. (Foto de divulgação)


Dinheiro fora

Duas notícias simultâneas sobre Israel e palestinos. Enquanto o vice-presidente Michel Temer visita o Yad Vashem em companhia do presidente da Conib, Claudio Lotemberg, numa acertada viagem de conscientização, o Ministro da Saúde, Padilha, se emociona com a inauguração de um hospital de 10 milhões de dólares na cidade palestina de Dura, com investimento brasileiro. Quantos hospitais de 10 milhões de dólares o governo Dilma construiu nas áreas necessitadas brasileiras, mesmo? Você acha correto que nossos impostos financiem a infraestrutura palestina de Estado? (Foto de Claudio Lotemberg via Facebook)


MMA em Mea Shearim

Agressão vergonhosa aconteceu em Israel. Incitados por palavras do rabino Ovádia Yosef, rabino-chefe sefaradi, ou atribuídas a ele, declarando que o rabino David Stav (na foto) era um "homem do mal" e um "sheigetz" (palavra em ídiche pouco utilizada atualmente, cujo contexto é afirmar que alguém que não é judeu é uma pessoa horrível), um grupo de judeus ortodoxos atacou fisicamente o tal rabino Stav, empurrando-o, agredindo-o e jogando-lhe água. Essa ação criminosa não ocorreu numa viela escura em Jerusalém, ou na calada da noite. A vergonha foi abertamente pública, em Bnei Brak, no último domingo a noite, durante o casamento de ninguém menos que a filha do rabino Shmuel Rabinowitz, que é o rabino do Kotel (do Muro das Lamentações) e dos Locais Sagrados de Jerusalém! O rabino Stav foi literalmente colocado para fora do casamento. Avigdor Lieberman, membro do Knesset e presidente do partido Israel Beitenu (Israel é Nosso Lar) exigiu que os líderes religiosos ortodoxos e hareidim condenem publicamente este ataque, para não encorajar outros. Até o momento o silêncio é generalizado. O rabino Stav é formado pela conceituada yeshiva de Merkaz HaRav e presidente da Tzohar Rabbinical Organization. Em 1998 foi co-fundador da yeshivá Hesder, em Petah Tikva e é professor em Metivta, um seminário religioso para mulheres na Universidade Bar-Ilan. É porta-voz dos sistema de yashivot Hesder de toda Israel e membro da côrte rabinical. Atualmente é candidato a rabino-chefe ashkenazi em Israel, nada tendo a ver com o rav Ovádia. Até a publicação desta nota, apenas os Ortodoxos Modernos dos EUA e o American Jewish Commitee saíram abertamente em defesa de Stav e em repúdio de Ovádia. (Foto de divulgação)

Bandeira Azul

Você já viu alguma bandeira azul em nossas praias? Mas ela existe há 30 anos criada pela FEE (Fundação de Educação Ambiental) na França. Hoje, mais de 4.000 praias receberam a certificação Bandeira Azul que garante águas não poluídas, tratamento administrativo e de limpeza correta na areia, lixeiras, acessos e entorno, acessibilidade para diversos tipos de deficientes, e, principalmente a inclusão em sites e roteiros turísticos oficiais em todo o mundo. Aqui não temos, mas Israel comemora a inclusão de sete de suas praias na certificação. Um exemplo citado pelas autoridades israelenses é que se um turista for montar sua viagem para o Mar Vermelho, vai encontrar quatro praias Bandeira Azul em Aqaba, na Jordânia, e não encontrava nenhuma em Eilat, Israel: agora tem uma. O litoral de Israel, incluindo, Mediterrâneo, Mar Vermelho, Mar Morto e Lago Kineret, possui 140 praias demarcadas. Veja a lista das praias Bandeira Azul em Israel. Você não deve conhecer nenhuma: Ha’onot, Sironit e Poleg (esta última num antigo lixão) na região de Natanya; Lido e Yud Aleph, na região de Ashdot; Jerusalem (na foto) e Metzitzim, esta última a mais ao norte de Tel Aviv; Dado, em Haifa e, Shcafim em Eilat. (Foto de divulgação)


Kimelblat

Em 1942, aos 19 anos ele fugiu de sua terra natal,uma aldeia ucraniana chamada Logist com o irmão mais velho, Izak (à direita nba foto), depois que soldados nazistas fuzilaram seus pais e seus dois irmãos mais novos. O trauma fez com que os irmãos Kimelblat ingressassem no Exército soviético para lutar contra os alemães, na Segunda Guerra Mundial. Essa história bravura e coragem de judeus que enfrentaram o poderoso exército nazista é contada no livro "GUERRILHEIROS JUDEUS NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL" como sobrevivendo ao massacre que dizimou os judeus de sua cidade natal, refugiaram-se nas florestas da Ucrânia e lá se juntaram a outros partisans (guerrilheiros), que lhes ensinaram como usar armas automáticas e explosivos. Usando táticas de guerrilhas, sabotavam e explodiam as pontes e as estradas de ferro usadas pelo inimigo, em um esforço sobre-humano de tentar, na medida do possível, paralisar, mesmo que por um lapso de tempo, o movimento logístico das tropas inimigas. Com o fim do conflito, sem nenhum familiar vivo na Ucrânia, a dupla atravessou o Atlântico e aportou no Rio de Janeiro, onde foram acolhidos por parentes de terceiro grau. Aqui, Natan começou a trabalhar como camelô, mas logo descobriu sua verdadeira vocação: desenhar joias. O bom gosto no design das peças e o talento para vendê-las fizeram surgir uma joalheria que leva seu nome e que virou sinônimo de luxo e elegância, a Natan joias.A empresa, fundada em 1956, chegou a faturar mais de R$ 50 milhões e ter uma rede de 12 lojas próprias, onde eram vendidas peças de até R$ 400 mil.Uma de suas clientes fiéis era a primeira-dama, dona Sarah, esposa de Juscelino Kubitschek. A lista também incluía socialites do porte de Lily Marinho. No auge, a Natan chegou a ter mais de dez lojas pelo país. Em maio de 2013, foi decretada a falência da empresa, finalizando um processo de crise que havia começado em 2006. “Uma mulher sem joia é uma mulher despida, falta alguma coisa”, dizia Natan que acaba de falecer e passa a ser uma grande perda para os judeus do Brasil. (Foto de divulgação)


No Louvre

O museu mais visitado do mundo sedia pela primeira vez, até 19 de agosto, uma exposição oficial israelense: o espetacular mosaico de Lod. A iniciativa é da Autoridade de de Antiguidades de Israel. O mosaico foi descoberto em uma escavação arqueológica da Autoridade de Antiguidades de Israel e está em exibição no Cour du Sphinx (Pátio da Esfinge) na ala romana do museu do Louvre. Mais de 700 mil visitantes já viram a exposição cinco museus nos Estados Unidos. Acredita-se que o piso de mosaico foi parte de uma casa que pertencia a uma pessoa rica no período romano. O antigo mosaico de 1.700 anos, um dos mais belos e maiores já revelados em Israel, foi descoberto na cidade de Lod, em 1996 e foi coberto novamente para protegê-lo. Em 2009, depois de obter o financiamento necessário para expô-lo, a Autoridade de Antiguidades de Israel retomou a escavação arqueológica e retirou o mosaico do local, a fim de conservá-lo. O mosaico constitui uma jóia arqueológica rara que é extraordinariamente bem preservada. (Foto de divulgação)

Memória feminina

As mulheres podem ter memória superior aos homens quando se trata de reconhecer rostos e ligar fisionomias às pessoas certas. A conclusão é de um estudo realizado por cientistas do Canadá. Segundo eles, as mulheres prestam mais atenção às feições das pessoas com quem estão falando. Tanto os homens quanto as mulheres se fixam nos olhos, no nariz e na boca, a diferença está no número de vezes que nos fixamos em cada um destes traços, afirma a cientista Jennifer Heisz. "Dentro de um limite de tempo concreto, de cinco segundos, as mulheres fazem mais movimentos com os olhos examinando um novo rosto do que os homens". No entanto, os pesquisadores não sabem ainda a que se devem estas diferenças de mecanismos entre os dois sexos. "Poderia ser porque as mulheres estão mais interessadas na interação social, mas isso é pura especulação, há se que investigar mais", diz a cientista..(Foto de divulgação)


Confronto Manchete,

com Ronaldo Gomlevsky

De segunda a sexta-feira, das 12h05 às 13h, Ronaldo Gomlevsky comanda o CONFRONTO MANCHETE, pela Rádio Manchete AM 760 (RJ). Convidados debatem, ao vivo, sobre temas polêmicos que envolvem a sociedade no Brasil e no mundo.

Nesta quarta-feira (18), Marta Moraes (coordenadora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ / Sepe-RJ) e Aziza Costa (Coronel da PM) discutem sobre Educação e Segurança.

Na quinta-feira (19), André Chevitarese (pós-doutor em História e Arqueologia) e Daniel Justi (Mestre em Teologia) debatem sobre as últimas notícias envolvendo as religiões.

E na sexta-feira (20), deputados e vereadores discutem as notícias de política do Rio e do Brasil.

Não deixe de ouvir o programa na Rádio Manchete AM 760 ou pelo site www.radiomanchete.com.br. Participe, ao vivo, pelo telefone: (21) 3572-0760

Curta nossa Fan Page no Facebook: http://menorah.personata.com.br/PSRel/redirLink.asp?iidlink=3712&iidpesquisa=276&iidcliente=2781&idigito=0

Transexualidade – O Confronto Manchete discutiu, na semana passada, o preconceito, os desafios e os rumos da legislação para travestis e transexuais.


Menorah na TV

Não perca MENORAH NA TV, no canal 14 da NET-RIO, a partir desta quarta-feira, um fenômeno revelado pelo Clube de Regatas do Flamengo, o lateral Júlio César, o Uri Gueller, parte do time mágico com Zico, Júnior, Adílio e Tita, autor de passes perfeitos para os artilheiros, algoz dos beques adversários com seus dribles desconcertantes, o maior nome neste quesito depois de Garrincha. Conheça a vida dele, desde moleque da favela do Pinto, vendendo amendoim na porta do Flamengo até sua atuação social nos dias de hoje. Grande homem, grande história, grande entrevista. Não perca!

NOVOS HORÁRIOS - QUA - 22h00; QUI - 03h30, 22h00; SEX - 14h00; SAB - 01h30, 16h30, 22h30; SEG - 00h30, 14h30, 23h00; TER - 02h00, 22h30; QUA - 03h00.

E no YouTube você continua tendo nossos programas disponíveis a qualquer momento e em qualquer lugar no no CanalMenorahNaTV.

(Foto Menorah)


Rapidinhas das rapidinhas

  • Christian Sierralta, vice-presidente de Vendas Internacionais para Regent Seven Seas Cruises e Oceania Cruises, visitou o Rio de Janeiro e se reuniu com agentes de viagem nos escritórios de seu representante no Brasil, The Blue Sea Cruises. A Regent Seven Seas Cuises, empresa de cruzeiros de luxo, prepara novidades para o próximo mês de agosto. Um novo navio será anunciado, assim como os detalhes de sua composição e investimento. No mesmo mês, a companhia marítima apresentará um website em português. "Somos a empresa mais all inclusive de cruzeiros de luxo, nem todas oferecem todos os seus restaurantes e excursões já inclusas, por exemplo”, declara Sierralta. A Regent oferece materiais em português a bordo, como livros e filmes, além de excursões em português para grupos de 20 pessoas. Pela primeira vez, a empresa vai realizar um cruzeiro de Réveillon de Buenos Aires ao Rio de Janeiro, entre os dias 22 de dezembro de 2013 e 3 de janeiro de 2014. "Lançamos uma promoção de crianças grátis, crédito a bordo e internet gratuita para este Réveillon, que está dando resultados", disse Sierralta. Já a promoção "Por que escolher se você pode ter tudo" foi prorrogada até o dia 31 de agosto e, além do que já oferecia (internet e crédito a bordo), apresenta agora US$ 1.500 de desconto a bordo. Ela contempla três saídas do Brasil, além de roteiros na América do Sul, Ásia e Europa. Informações: http://menorah.personata.com.br/PSRel/redirLink.asp?iidlink=3715&iidpesquisa=276&iidcliente=2781&idigito=0 - 877-505-5370.


Sua Voz

SOBRE O FELIX

Caro amigo rubro negro RONALDO Sou fá dessa sua publicação, MENORAH, agradeço por estar incluso na lista de recebimento, portanto peço autorização para colocar no meu face e no meu site, a matéria sobre o FELIX, pq o que tem de FELIZ por ai, inclusive no meio do samba, vc deve imaginar. Estou colocando no meu face na integra, claro que estarei mencionando a sua assinatura e de onde foi adquirido, agora para colocar no meu site abç rubronegro - Karlynhos Senra

Sensacional! - Gustavo Erlichman

Beleza de depoimento vejo como um texto jornalístico, mas sim da sua própria existência. Gostaria muito que a Menorah fizesse uma matéria sobre essa questão das mulheres no Muro das Lamentações para quem esta fora da Comunidade entender esse processo, hoje se discute muito essa questão de gênero. Bjs - Januario Garcia

Tomei um susto... Que pena que usaram esse nome de forma tão ruim... Abr, - Leo (filho do Félix)

Pelas contas do Rosário! Adorei este desabafo! Vc deve ter salgado a Santa Ceia!!! rs Ninguém merece um Felix na vida! Ainda bem q vc exorcizou o seu! Criatura assim só é boa em novela mesmo!! bjão - Patricia Ingo

Caro Ronaldo, Adoro tudo q. vc. escreve. Não assisto novelas porque é só olhar para o lado que vejo muito mais porque a vida excede a novela, não é? De qualquer jeito deixo aqui meu abraço e o nome do meu Felix que é LULA! Abçs. - Lenah Oswaldo Cruz

 

Leia, receba e assine nossos veículos de comunicação.

REVISTA MENORAH - Faça já sua assinatura: (21) 3251-9933.

Visite nosso site www. menorahnet. com. br

Divulgue gratuitamente a notícia de seu interesse em MENORAH RAPIDINHAS.
Para reclamações, sugestões ou perguntas, envie seu texto através do e-mail:menorahrapidinhas@globo. com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados, não sendo publicadas ofensas, propaganda racista ou revisionista, ou proselitismo, resguardado o direito de liberdade de expressão. Se vc quiser ofender, crie seu próprio blog. É fácil! Por mais ofensivo que for, nenhum usuário que não tiver seu comentário publicado será considerado como spam ou será bloqueado.