terça-feira, 25 de março de 2014

A vergonha do lixo no Everest

Você sabia que o Monte Evereste tem recebido o apelido de 'o maior lixão do mundo'? Ao longo das últimas seis décadas, estima-se que 50 toneladas de lixo foram deixadas por visitantes no monte. Essa é a consequência do montanhismo turístico que cresce a cada ano. Mais de 3 mil pessoas estiveram no topo do Monte Everest desde que, há 60 anos, ele foi escalado pela primeira vez. Anualmente, centenas de alpinistas galgam seus 8.848 metros de altura. Essa expansão da indústria do montanhismo turístico está causando grande impacto ambiental na região. Segundo autoridades nepalesas, o número de visitantes no Parque Nacional de Sagarmatha, onde o monte se localiza, triplicou nos últimos 20 anos. Com isso, aumenta também a quantidade de lixo deixada nas encostas: embalagens de alimentos, equipamentos de escalada, tubos de oxigênio – e até mesmo os corpos de alpinistas que morreram ao longo do percurso. As temperaturas negativas impedem a biodegradação do material.

O Ministério do Turismo do Nepal resolveu agir. A partir de abril, todo alpinista deve trazer de volta ao campo de base, no mínimo, oito quilos de seu lixo pessoal e entregá-los às autoridades no local. Estima-se que esta seja a quantidade de resíduos que um alpinista exausto descarta pelo caminho. Para Pasang Sherpa, secretário-geral da Associação Nacional de Guias do Nepal, faltam instruções mais claras. "Não está claro quantos dias depois do início da subida do Monte Everest temos que trazer o lixo de volta. E eles não dizem o quanto deve ser trazido para cada campo. Há muitos campos em diferentes alturas, e é preciso saber quanto devemos devolver a qual campo", explica Sherpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados, não sendo publicadas ofensas, propaganda racista ou revisionista, ou proselitismo, resguardado o direito de liberdade de expressão. Se vc quiser ofender, crie seu próprio blog. É fácil! Por mais ofensivo que for, nenhum usuário que não tiver seu comentário publicado será considerado como spam ou será bloqueado.